Fuerza laboral y empleo

Como a América Latina pode estar pronta para os trabalhos do amanhã

Image: REUTERS/Nacho Doce

Jorge Familiar Calderon
Vice-President, Latin America and Caribbean, World Bank
Comparte:
Nuestro impacto
¿Qué está haciendo el Foro Económico Mundial para acelerar la acción en Fuerza laboral y empleo??
La visión global
Explora y monitorea cómo Fuerza laboral y empleo afecta a las economías, las industrias y los problemas globales
A hand holding a looking glass by a lake
Innovación mediante crowdsourcing
Involúcrate con nuestra plataforma digital de crowdsourcing para lograr un impacto a escala
Mantente al día:

Fuerza laboral y empleo

A inovação tecnológica e a automação vêm acelerando a um ritmo vertiginoso. O medo de um futuro distópico, em que as máquinas e a inteligência artificial substituem os trabalhadores de carne e osso, vem se tornando cada vez mais comum. O futuro com robôs e automação, no entanto, é apenas uma parte dessa história. As novas tecnologias podem ser o caminho para um futuro melhor nos países da América Latina e do Caribe: um mundo com novos e melhores empregos, e não apenas um mundo com mais robôs.

Muitos empregos de menor complexidade e que exigem menos capacitação estão, de fato, sendo substituídos pela automação. Por esse motivo, os empregos do futuro vão exigir habilidades novas e mais sofisticadas. Alguns estudos estimam que até 65% das crianças, atualmente no ensino primário, terão empregos que ainda não existem.

Além da automação, a tecnologia e a inovação também trazem mudanças positivas para quase todos os aspectos da vida cotidiana. Da Terra do Fogo a Tijuana, das megalópoles (como São Paulo) até os menores vilarejos de Oaxaca, eu vi como a tecnologia vem mudando a vida das pessoas em uma escala e ritmo praticamente sem precedentes na história. Linhas de montagem, motoristas de Uber pelas cidades e o uso de celulares em comunidades rurais que, até pouco tempo, nem sequer tinham acesso a telefone são exemplos de como o uso da tecnologia pode melhorar a vida de milhões de pessoas.

Na verdade, a adoção de tecnologias digitais pode trilhar o caminho para a redução da pobreza e criar mais (e não menos) empregos, em decorrência do aumento da produtividade. Esses ganhos de produtividade, por sua vez, podem beneficiar não apenas os engenheiros bem capacitados e executivos com experiência tecnológica, mas também os trabalhadores pouco qualificados.

O próximo relatório do Banco Mundial, Empregos do Amanhã: Tecnologia, Produtividade e Prosperidade na América Latina e Caribe, mostra como a adoção de tecnologias aumenta a produtividade. Com mais produtividade, as empresas podem reduzir seus custos variáveis, ampliar a produção, alcançar novos mercados, ganhar mais dinheiro e, nesse processo, criar mais e melhores empregos.

Estudos sobre a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México concluíram que os trabalhadores menos qualificados podem se beneficiar - e, de fato, muitas vezes se beneficiam - da adoção de tecnologias digitais. As empresas que usam tecnologias mais sofisticadas aumentam sua produção e, com frequência, contratam mais trabalhadores - de alta e baixa qualificação - à medida que crescem. Um exemplo é o caso das plataformas de negociação online, que ajudam as pequenas empresas a encontrar mercados internacionais, aumentar suas exportações e, com isso, contratar mais trabalhadores, uma vez que as pequenas empresas tendem a contratar trabalhadores relativamente menos capacitados. Além disso, os aplicativos móveis facilitam a busca de informações sobre oportunidades de emprego, melhorando a correspondência entre empregadores e empregados.

No entanto, a América Latina e o Caribe ainda ficam atrás de outras regiões em termos de adoção de tecnologias digitais. Portanto, para que o crescimento seja mais inclusivo e inclusivo, a disseminação tecnológica precisa acelerar.

Para que isso aconteça, gostaria de mencionar os dois pontos que eu acho mais relevantes. Devemos abraçar e promover a tecnologia e a inovação, e não criar barreiras. A internet é um bom ponto de partida, pois é ela que dá vida às tecnologias digitais. Mais concorrência no mercado de internet de alta velocidade pode ajudar a melhorar o nível de serviço e os preços. Da mesma forma, a redução de tarifas e impostos pode ampliar consideravelmente o acesso das empresas e das pessoas à tecnologia, ao torná-la mais barata. Um exemplo de como as barreiras afetam os preços é que, em alguns países da região, os preços de smartphones e tablets estão entre os mais altos do mundo.

Além disso, o ensino e a capacitação precisam melhorar para que os jovens tirem o máximo proveito das oportunidades oferecidas pelo mundo digital. Sem essas habilidades, o avanço tecnológico pode acabar aumentando a desigualdade, ao beneficiar apenas as pessoas de alta escolaridade e substituir as que ficaram para trás.

Assim como o boom dos preços das matérias-primas ajudou a região a reduzir as taxas de pobreza pela metade na primeira década do milênio, as novas tecnologias podem ser um motor fundamental de crescimento para aumentar as oportunidades para todos, e não apenas para os robôs.

No te pierdas ninguna actualización sobre este tema

Crea una cuenta gratuita y accede a tu colección personalizada de contenidos con nuestras últimas publicaciones y análisis.

Inscríbete de forma gratuita

Licencia y republicación

Los artículos del Foro Económico Mundial pueden volver a publicarse de acuerdo con la Licencia Pública Internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0, y de acuerdo con nuestras condiciones de uso.

Las opiniones expresadas en este artículo son las del autor y no del Foro Económico Mundial.

Comparte:
World Economic Forum logo
Agenda Global

La Agenda Semanal

Una actualización semanal de los temas más importantes de la agenda global

Suscríbete hoy

Puedes anular tu suscripción en cualquier momento utilizando el enlace que figura en nuestros correos electrónicos. Para obtener más información, consulta nuestro Política de privacidad.

6 factores que influyen en la salud de los empleados que todo empleador debe conocer

Jacqueline Brassey, Lars Hartenstein, Patrick Simon and Barbara Jeffery

5 de abril de 2024

Sobre nosostros

Eventos

Medios

Socios y Miembros

  • Únete

Ediciones en otros idiomas

Política de privacidad y normas de uso

© 2024 Foro Económico Mundial